quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Trabalhando com fábulas

SEQUENCIA DIDÁTICA DE FÁBULAS




JUSTIFICATIVA

São textos que possuem um valor histórico e cultural, abordam problemas universais e do cotidiano das crianças, em geral são conhecidas pelas crianças desde pequenas, pois são contadas pelos seus familiares. Por possuir um caráter lúdico, fascinam as crianças possibilitando uma maior aproximação com o texto, mediando à apropriação de valores e o trabalho com a estrutura narrativa.

Objetivos



- Reconhecer as características de uma fábula.

- Relacionar um provérbio popular à moral de uma fábula, a partir da compreensão do sentido do texto.

- produzir textos coletivos e individuais

- Desenvolver habilidades de leitura: identificação de informações explícitas em um texto.

- Estabelecer comparação.

Fábulas a serem trabalhadas:



O cão e o osso;

O leão e o ratinho;

A onça e o bode;

O pastorzinho e o lobo;

O pulo do gato;



Material a ser utilizado

- CDs, livros.

- Livro e caderno do aluno.

- TV.



Atividade inicial

Filme?



Construindo a compreensão de gênero



O professor distribui para cada grupo duas ou três fichas de cartolina, com um provérbio conhecido, explicando que são frases que apresentam um ensinamento proveniente da sabedoria popular. Entrega também fichas em branco, para que eles acrescentem outras frases no mesmo estilo que eles conheçam Após uma pequena discussão, o grupo deve eleger a frase que, para a maioria, é a mais significativa, fazendo uma pequena exposição dos motivos e/ou ilustrando-a com situações cotidianas. Abaixo estão relacionados alguns exemplos de provérbios, com os nomes das respectivas fábulas a que se referem:

“As aparências enganam” (O rato, o gato e o galo) Esopo.

“Devagar sempre se vai longe” (A lebre e a tartaruga) Esopo.

...

Atividade 2

O professor distribui duas fábulas diferentes, que ilustram a moral antes apresentada. Os alunos trocam as fábulas entre si até que todos tenham manuseado ou lido, com o propósito de familiarizar o aluno com a linguagem e o gênero, bem como ampliar seu repertório.

Roda de conversa sobre o significado das fábulas. A finalidade do texto que há sempre uma moral a ser observada, de acordo com as atitudes de cada personagem.



Atividade 3

Definindo uma fábula

O professor solicita que os alunos apontem características comuns a todos os textos lidos, destacar a brevidade da história, presença de personagens animais, que agem como seres humanos, ausência de indicação precisa de tempo e espaço, explicitação de uma moral.

Atividade 4

Solicitar juntamente com os alunos à busca no dicionário do significado da palavra Moral

Registro em impresso.



Atividade 5

Estabelecer valores através de uma lista discriminada de valores aceitos pela sociedade e em oposição;



Valores aceitos Valores condenados

Amor, respeito Traição, orgulho

... ...



Atividade 6

O cão e o osso



Leitura da fábula



Um cão, segurando um pedaço de carne, atravessava um rio. Tendo visto a sombra da carne na água, julgou que outro cão tinha um pedaço de carne muito maior. Por isso, largando sua própria carne, lançou-se para pegar a outra. Aconteceu, porém, que ficou privado de ambas: uma que ficou fora de seu alcance porque nem existia, e a outra que foi levada pelo rio.

A fábula é própria para o homem ambicioso.



Oferecer o texto, realizar a leitura coletivamente;



Perguntar aos alunos sobre as palavras que consideram difíceis e buscá-las no dicionário;



Ex:

julgou: achou, pensou

lançou-se: atirou-se, jogou-se

privado: sem a posse

ambas: as duas



Interpretação oral.

Reescrita coletiva;





Atividade 7



O lobo e o cordeiro



Leitura dramatizada da fábula

O professor distribui a fábula para os grupos e solicita que preparem uma leitura dramática (três participantes fazem os papéis do lobo, do cordeiro e do narrador e os demais “dirigem” a atuação dos atores. O professor deve alertar os alunos para que as falas fiquem bem caracterizadas, de acordo com o que as personagens representam, e para que acentuem o ritmo e as rimas dos versos que compõem o texto).



Numerar pelo menos três adjetivos que determinam as características lobo e do cordeiro;



O lobo é...





O cordeiro é...





Interpretação e compreensão do texto;

Atividades xerocadas.



Atividade 8



O leão e o ratinho

Leitura de três versões - La Fontaine, Esopo, Monteiro Lobato

Destacar a moral de cada uma;

Reescrita;

Criar outra versão;



Atividade 9



A onça e o bode

Leitura dramatizada

Interpretação



Atividade 10



O pastorzinho e o lobo



Leitura e interpretação



Atividade 11





O pulo do gato

Leitura do texto.

Interpretar e explorar com as informações explícitas e implícitas da história. (compreensão oral do texto):

Análise da seqüência do texto através de ilustrações das ações dos animais de acordo com a descrição dos acontecimentos.

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